
A melhor forma
de aprender
Conheça sobre:
Fundos Imobiliários - FIIs


Detalhes Importantes
Fundos Imobiliários - FIIs
Fundos de investimento imobiliário, ou simplesmente FII, são caracterizados por um conjunto de investidores que formam uma sociedade com interesses em comum: investir no mercado imobiliário. Esses interesses visam o acúmulo de capital através do investimento em ativos do setor imobiliário, onde cada indivíduo isoladamente não teria condições de investir. Em linhas gerais, fundos imobiliários são condomínios fechados de investidores, geridos por um administrador capacitado, cujo objetivo é investir em grandes empreendimentos como, por exemplo, lajes corporativas no centro de São Paulo, galpões logísticos em polos industriais por todo o Brasil ou grandes shoppings centers. O patrimônio do fundo é dividido em cotas. Cada investidor pode possuir quantas cotas desejar, desde que respeite o limite máximo regido pelo estatuto do fundo de investimento. Ao se investir em um FII, o investidor se torna cotista, ou seja, titular ou “dono” de uma parte do fundo. Como cotista, no entanto, ta investidor não pode exercer qualquer direito real sobre os imóveis do fundo. Esse trabalho fica com o gestor. Entretanto, o investidor terá o direito participar do rateio dos rendimentos. Um Fundo Imobiliário tem, por dever, que distribuir no mínimo 95% do seu rendimento mensal aos cotistas, sendo no máximo 100% deste. Atualmente existem 4 tipos de fundos imobiliários. São eles: - Fundo de tijolo - Fundo de papel - Fundo de Fundos - Fundo híbrido Cada tipo de fundo imobiliário apresenta sua característica individual. Contudo, todos contam com as mesmas regras de governança e diligência.
Vantagens
Fundos Imobiliários - FIIs
Liquidez Os Fundos Imobiliários (FIIs) têm liquidez maior que um imóvel. Com eles, você tem a liberdade de vender as suas cotas a qualquer momento. Para isso, basta entrar no seu home broker e fazer a oferta de preço. Já com um imóvel físico, você pode levar meses ou até anos para concluir uma venda. Além disso, como as cotas são negociadas em pequenos valores, você pode realizar pequenas vendas, sem necessariamente retirar totalmente seu investimento naquele imóvel. Custos de compra e venda dos FIIs Nos FIIs, os custos são basicamente de corretagem cobrado pela corretora. No entanto, aqui na Rico, você não paga a taxa de corretagem para investir em fundos imobiliários. Enquanto os imóveis têm a comissão da imobiliária, que gira em torno de 6% do valor do bem. Além disso, há os gastos com cartório e tributos. Diversificação Os Fundos Imobiliários são excelentes investimentos para a diversificação. O primeiro ponto é o próprio setor de atuação, que é diferenciado em relação aos demais investimentos. Outra forma de diversificar está na sua composição, porque eles podem ter mais de um imóvel ou diversos papéis. Assim, com apenas uma cota, você terá acesso a um portfólio completo. Maior rentabilidade A rentabilidade dos Fundos Imobiliários (FIIs) costuma ser maior do que para um imóvel físico. Geralmente, o patrimônio é composto por empreendimento utilizados por empresas reconhecidas e shoppings de grandes cidades. Então, o potencial de valorização é alto. Além disso, há o recebimento dos aluguéis mensais. No imóvel, se o inquilino sair, você não terá retornos no período. Isenção de Imposto de Renda Ao contrário dos aluguéis recebidos de propriedade direta, a renda recebida dos Fundos Imobiliários é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas. Pois, os investidores não precisam pagar imposto de renda sobre os rendimentos mensais do FIIS. Então, é mais dinheiro no seu bolso.
Desvantagens
Fundos Imobiliários - FIIs
A primeira desvantagem é a principal que faz os investidores evitarem os FOFs. Esta é a dupla taxa de administração. Funciona dessa maneira: o gestor estará pagando as taxas cobradas pelo fundo que ele comprar, e você estará pagando as taxas que o gestor cobrar. Assim, sua rentabilidade seria reduzida pois você pagaria duas vezes a taxa de administração. Ainda no exemplo acima, se o investidor simplesmente “copiar” a carteira do FOF que ele deseja investir, ele teria uma melhor rentabilidade por não pagar a taxa de administração em dobro. Entretanto, como dito nas vantagens, o gestor é um profissional especializado que constantemente tenta conseguir melhores retornos. A última desvantagem é o risco de gestão. Se você simplesmente comprar um FOF achando que terá uma carteira diversificada, estará cometendo um erro. Assim, toda sua carteira de FIIs estaria nas mãos de um gestor, e mesmo ele sendo especializado, pode passar por dificuldades. Afinal, quando se trata de mercado de capitais, o ganho nem sempre é um tarefa fácil.
Uma conta sua e segura na AXIS. 100% online, rápido e sem custo.
Abra sua conta AXIS
Você transfere da sua conta bancária, via TED, o valor que quer investir para a sua conta AXIS
Transfira seu dinheiro
Tenha acesso aos melhores investimentos selecionados pela nossa equipe e invista no mais adequado para você.